segunda-feira, 25 de maio de 2026

Mais uma dupla patada

  23 Maio de 2026
  Ciclismo

   Não se fazem umas coisas, fazem-se outras.
   O vento parou finalmente e eu saio para a estrada cheio de gana para expulsar os males do corpo (leia-se cabeça). 
   E assim com a conjugação destes dois factores, tudo é prazeroso e naquilo que era para ser uma voltita, acabou numa volta praticamente normal.
   Uma noite de sono mais regular também ajudou bastante, garantidamente.
   


  24 Maio de 2026
  Ciclismo

  Outra vez.
  Primeiros sintomas a preocupar ligeiramente: um joelho semi semi, algum cansaço no inicio, do dia anterior e mais qualquer coisa que já não me lembro (quando estou no selim, tenho epifanias de frases, titulos, textos e depois tudo desaparece...lamentavelmente).
    A volta queria-se arrojada mas no final logo se veria. E acabou por ser. O cansaço passou e as boas sensações vieram. Rolava a bom ritmo, a solo, sem quebrar, sem parar. 
   E no final, subir à serra com o calor a apertar e a hora a adiantar, mas ainda com energia tal que quando a desci, sentia vontade de subir outra vez. 
   Infelizmente o tempo escasseava.

    Foi bom, foi muito bom e estava mesmo a precisar.

sábado, 16 de maio de 2026

Competição vs Social

  16 maio 2026
   todas as modalidades

   Amanhã é dia de pedal mas para variar venho postar antes, não sobre ciclismo ou btt em particular, muito menos sobre o treino de amanhã porque esse ainda nem ocorreu, mas sobre algo transversal a todas as modalidades (e até fora do desporto/exercício físico - por favor parem de chamar desporto ao exercício físico e actividade físisca ao exercício físico).
  

    Não sou um gajo competitivo. Nunca fui. Desde que me lembre, sempre gostei de praticar pelo acto de praticar e de estar a realizar algo com tantos outros que partilham o gosto por essa prática, tal como eu.
    Não quer isto dizer que não tenha competido em algumas modalidades ao longo destes aninhos. Competi sim.
    Não quer isto dizer que não se goste ou não se queira ganhar. Claro que gosto de ganhar, claro que quero ganhar. Quando se entra numa competição, esse é o objectivo. Podem obviamente haver outros, pode este nem ser o primeiro, mas é um objectivo garantidamente ou caso contrário, não se competiria.
   Agora o que me trás aqui não é isso.
   O que me trás aqui é o que mais me motiva: competição ou participação social?
   Pois ora aí não há margem para dúvidas nem erros nem confusões.
   Pois prefiro muito mais a participação do que a competição. Muito mais estar com pessoas que se conhecem e que escolhem e se filtram em sintonia de partilha.
    Tudo nesse registo tem outro sabor, outra harmonia. Claro está que não há taças nem troféus. Ou há?
    Claro que há. Há o sublinhar das amizades, das salutares partilhas, dos animados convívios.
    
    Cada um rege-se por aquilo que mais motiva e mais apráz. 
    No final de uma competição pode até ficar uma medalha ao peito, um troféu na estante, uma noticia no jornal, um orgulho e certo vaidosismo na personalidade, mas o que enche isso comparado com o que a participação social enche o coração?
  

domingo, 10 de maio de 2026

3TP - 3S - 3TC

10 Maio 2026
 (vários)

    E desde a prova de BTT passaram duas semanitas. O tempo voa sem darmos conta...E hoje também se vôou (outra vez e nos dois sentidos, não literalmente) mas já lá vamos.
    A semana passada, uma volta com companhia improvável. Um parceiro semi-habitual e um palop quase recém-chegado.
   Foi bater perninha pela serra e tal e ir para casa cedo que era dia da Mãe e havia que sentar à mesa a horas para não ficar de castigo :-)

   Hoje a coisa piou fininho. 
   Então antes de explicar o titulo estapafurdio, explicar o vôo de dois sentidos figurados:
   Novamente uma semana metereológicamente porreira para se chegar ao fim de semana com chuva e vento. Novamente. Isto é demasiada coincidência metereo_ilógica!
   Pelo menos hoje não foi tão grave quanto a do mês passado mas ainda deu umas sacudidelas que par aum magrezas como eu, é para abrir asas e voar.
   Por outro lado, quando está pelas costas e metendo as pernas a bombar, até se fazem uns PR´s, apesar que na altura não tive essa impressão.
   Sigamos agora para o título. 
   Sim, hoje foi um dia que terminou duro, não só pelo vento (que até nem desbravou de frente assim tanto senão nos últimos 10k), mas pelo acumulado do fim de semana.
3TP - 3S - 3TC
   O primeiro, 3TP: sábado, três horas de Treino Padel;
   O segundo, 3S: três horas de sono dormidas;
   O terceiro, 3TP: domingo, três horas de Treino Ciclismo;

  Aquando da paragem para café, já no último terço do treino, deixei as pernas por lá. Acabaram-se as forças e as dores eram grandes quando tentava forçar andamento. Foi arrastar com calma até casa a "saborear" o amargo vento na cara.

   


   E uns pares de horas depois, já está um gajo cheio de vontade para sair outra vez! Falta muito para domingo? Doente do caraças...