domingo, 20 de junho de 2010

6ª Maratona BTT Cuba

Cuba (Beja)
20\06\2010






Altimetria





E chegara a véspera. Uma dúvida persistia: seguir de véspera para ir com tempo e tranquilidade ou seguir no próprio dia sujeitando-me a uma grande madrugada.

Depois do almoço acabei por optar pela primeira hipótese. Juntei a tralha toda no saco, peguei na tenda e numa merenda (jantar e pequeno-almoço) improvisada e segui para terras do Alentejo.


Antes de sair um contratempo: a Mérida Maratonista com um pneu em baixo. Se o kit tubless traseiro ja dera de si por causa de um pneu roto, desta vez chegara a vez do da frente mas sem que tenha percebido a razão.

Coloquei-lhe uma camara-de-ar e ponto final e ainda fui à bikezone comprar mais duas para levar.



Ao chegar a Cuba dei fácilmente com tudo e estava tudo ali bem à mão de semear: a secretaria (levantei logo o dorsal evitando os graneis do próprio dia), o local de partida da prova, os WC´s e banhos, o local do almoço e o local para o camping (um sitio pouco acolhedor cuja única vantagem era ser logo ali, mas do qual me arrependi de ter escolhido já que em frente, no quartel dos bombeiros, decorria um casamento e a festa arrastou-se pela noite adentro. Resultado? poucas horas dormidas).

A Organização esteve excelente a todos os niveis: tudo muito certinho desde o inicio ao fim, sendo tudo bem controlado e ao pormenor juntando uma pitada da habitual hospitalidade alentejana.

A prova em si foi marcada pelos estradões com raros momentos a quebrar a monotonia da paisagem (excepção à barragem) e nulos momentos de adrenalina (ausência total de singles).

Ainda assim a ideia principal era testar-me sobre 70 km pelo que isso era secundário embora esses momentos sempre ajudem a forçar a pedalada.


Os pit stops estavam bem carregados e havia abastecimentos de àgua adicionais (previa-se muito calor o que nao se veio a verificar. Aliás, ao acordar estava mesmo frio e um céu cinzento ameaçador que se dissipou pouco depois do pontual inicio).

Hidratação e alimentação foram dois pontos que levei muito a sério e nunca recusei uns bolos, laranjas, bananas, sumos e àguas. Ficou por tomar o gel. Uma pequena quebra aos 55 km foi resolvida com uma miraculosa banana (até deu para um sprint final de 5km), que só não me tirou uma dor na zona do pescoço (a mesma que senti no ciclismo na volta a Vendas Novas)


A paparoca final também estava bem, pecando o Gaspacho por sal a mais.


No final foram 70km (ver aqui no garmin onde faltam 5 km pq mais uma vez esqueci-me de o ligar no inicio), com uma altimetria fraquinha de 1.090m isto percorrido em perto de 04horas.


o melhor: organização cuidada e profissional
o pior: a monotonia do circuito e ausência total de singles, mas afinal estamos numa zona plana alentejana
frase que a marca: aguentar, gerir, aguentar, aguentar.


Nota final: ainda be que fui de véspera. Foi um dos melhores fins-de-semana de maratona de btt. Quando se leva alguém que cuida de nós... Beijinho baby.

2 comentários: