sábado, 21 de novembro de 2009

I Maratona Cabo Espichel

21\11\2009
Azóia (Cabo Espichel)










Altimetria










Organização: http://oriazoia.no.sapo.pt/
Inscrição: 15 euros
Km anunciados: 20; 40; 80 km
Localização: Azoia, Cabo Espichel - Sesimbra


A "fomeca" que eu já tinha disto e nem sabia, era ainda maior do que imaginava. Foi tempo a mais sem participar em nenhuma. E "fomeca" essa que não foi totalmente saciada por dois motivos: talvez exactamente por não fazer qualquer prova há muito tempo e porque esta soube a pouco, mas já lá iremos.


Nunca tinha ido a uma prova com um grupo tão grande (aliás, normalmente vou mesmo só): eu, bully, bruno, tiago, carlos e paulo (faltou o rui que foi para o Jamor para mais um treino de atletismo). O nome desta equipa: Msports Club Team (ginásio do faltista). Dela fizeram pertença outros elementos mas que seguiram separadamente.


Só os preparos de véspera, as combinações, a chegada ao local vendo logo ali o arraial "circense" do costume (o insuflável da meta, os carros dos participantes com as respectivas bicicletas no topo que enchiam o campo de futebol 11 do clube de futebol local, etc) deixavam-me uma tremenda vontade de pedalar e disfrutar desta manhã nebulosa.


Mas nem tudo foram rosas. Apesar partirmos com alguns minutos de atraso (a prova começou a horas o que é sempre de louvar), fruto da arte e engenho de quem à ultima da hora trocou de camara de ar duas vezes, o inicio foi bastante agradável. Um percurso mais ou menos nivelado com uma paisagem extraordinária do Cabo Espichel e da falésia envolvente com o mar a adornar o cenário. O céu dava mostras de não querer chover.


Depois o restante percurso fez-se à base de estradões por entre pinhais e campos de vegetação rasteira, sem grandes subidas ou descidas rigorosas. Ou seja, tanto tecnicamente como fisicamente posso considerar uma prova fácil. De salientar a presença de alguma areia mas nada de excessivo pelo que se tolerou sem problemas. A distância e a altimetria conferiram com o anunciado: 40 km e 720 m respectivamente. Apesar de só ter dormido duas horas e meia na véspera, senti-me sempre bem fisicamente e teria feito de bom grado mais uns km´s.


E assim se seguiu até ao final sempre rolando a bom ritmo. Mau, muito mau foi a sinalização, ou neste caso a falta dela. Muitos (talvez a maioria pelo que me apercebi) foram os que se perderam, enganaram ou simplesmente seguiram na direcção da prova errada (os de 20 para os 40 km e vice-versa). Nota negativa também para os balneários (eram 2 para os homens): pequenos, sem luz e a água quente acabou para os últimos. Péssima a organização do almoço. Com a maioria dos atletas já prontos houve lugar a espera pois o "farnel" ainda não estava pronto. Resultado: quando foi servido acumulou-se demasiada gente e a espera foi maior. Não haver mesas nem sequer cadeiras para o repasto também foi muito mau. É que depois de pedalar, comer de pé.... A comida em si: febras demasiadamente grelhadas e já frias, uma só bebida, arroz, massa e salada soube a pouco (dos dois pontos de abastecimento, nada a assinalar. Desde que tenham fruta, água e bolos secos para mim está bem. Ainda vi barras e sumos, acho). Salvou-se a sopa, um caldo verde quente e saboroso.


Conclusão geral: uma organização que ficou muito aquém daquilo que o circuito escolhido e zona envolvente mereciam e nem os diversos brindes oferecidos apagam a má imagem e justificam o preço da inscrição. Muita coisa a rever. Na minha opinião teria ainda deixado a primeira parte (aquela em que se rola em direcção ao Cabo) para o fim. Rolar-se-ia muito melhor por não haver tanto aglomerado de riders e deixava a fabulosa paisagem na retina da memória de cada um.


o melhor: só mesmo a partida a horas e os dados fornecidos rigorosos (distância, altimetria, localização dos pontos de abastecimento)


o pior: muita coisa e importante. A saber: as marcações (essencial!!!!), os banhos, o almoço (pobre e em pé), as passagens por alcatrão que implicam perigo com o trânsito local estavam entregues a jovens escuteiros (demasiado jovens e normalmente sós) sem competência para o efeito e que se limitavam a indicar o caminho... Não vi qualquer participação da policia, bombeiros ou ambulâncias (vi uma no final da prova, não reparei no inicio nem durante)


frase que a marca: "epá perdi-me", "epá eu também", "epá acho que toda a gente se perdeu" e "para o ano não venho"



Apenas uma ressalva em abono de defesa da Organização: ouvi muita gente a queixar-se da dificuldade da prova. Na minha opinião e pela minha experiência, esta foi das mais fáceis tanto fisica como tecnicamente. Penso que muitos bttistas vêm à aventura expondo-se a uma situação de risco demasiada para as suas capacidades. Para eles uma palavra: optem por passeios e não maratonas ou meias-maratonas, isto a bem da vossa própria integridade física e por vezes dos outros também.

7 comentários:

  1. Acha que "foi das mais fáceis tanto fisica como tecnicamente", se tivesse feito os 80 km tinha ficado de certeza com outra opinião, especialmente a parte das pedras junto às falésias era muito técnica e perigosa, e a 2.ª parte da prova tinha também muito mais altimetria.

    ResponderEliminar
  2. Mesmo assim tenho pena de não ter ido. Só para ver o Bruno o Buly e o Tiago nessas andanças já valia a pena! Espero que não tenham ficado traumatizados e queiram mais.
    A malta do ginásio que participou já me disse que aquilo foi do pior em termos de organização. Se calhar já queimaram a prova. Eu dou o beneficio da duvida se puder ir para o ano.

    RuiRuim

    ResponderEliminar
  3. anónimo 1
    a prova de 80 km terá sido concerteza duríssima e mt mais interessante do ponto de vista técnico (terá havido uns single tracks??) mas sobre ela não poderei falar porque como terá lido, participei na de 40 km e essa achei fácil comparativamente com outras do género.
    e isto é obviamente a minha opinião sendo que cada um tem a sua.
    obrigado pelo comentário. Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  4. "anónimo" 2(???)
    foi de facto um prazer acompanhar a estreia da maralha no que respeita a provas, e portaram-se todos lindamente.
    Houve de facto mt mais gente a "queimar" a prova como dizes, mas acredito que a Organização aprenderá com os erros e criticas e para o ano será certamente melhor.

    ResponderEliminar
  5. Só tenho a lamentar de facto a organização, estou absolutamente de acordo com o nanex.
    Tendo sido a minha primeira experiencia com algo do género, adorei o trajecto, as vistas, o ambiente...pena foi a organização.
    Ainda assim, estou como o Rui Ruim...acredito que para o ano a malta faça melhor e (se assim for) talvez lá volte. Até lá, irei sem duvida percorrer novamente aqueles trilhos (desta feita com logistica própria...é mais seguro).

    ResponderEliminar
  6. Errata: onde se lia joão foi já prontamente rectificado para Paulo. Os meus agradecimentos ao Tiago Pichas pela detecçao do erro e o meu sincero pedido de desculpas ao visado.
    Entretanto parabens pela nova aquisição Pichas.
    Agora há que usá-la com força e fartura!

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar