terça-feira, 27 de janeiro de 2009

2º MEGA RAID SOBRAL MONTE AGRAÇO 25\01\2009

Sobral Monte Agraço - Valdevez
25\01\2009


Breve história:
No início do Século XIX, no contexto das Invasões Francesas, é erguido em Portugal um sistema defensivo que constitui hoje um valioso património Histórico-militar – as Linhas de Torres – cuja importância é reconhecida não apenas a nível local e nacional, mas também internacional.
Após as invasões francesas de 1807 e 1809, no Outono de 1809, após a derrota dos Franceses, e porque se previa nova invasão, Lord Wellington organizou a defesa de Lisboa. Cercou a capital por três linhas fortificadas, reforçando assim os obstáculos naturais do terreno. Assim nascem as conhecidas Linhas de Torres.As obras tiveram o seu início em 1809 e terminaram em 1812, já quando as tropas do Marechal Massena se haviam retirado. Foram dirigidas primeiro pelo tenente-coronel Fletcher, depois pelo capitão Jonh Jones.
A primeira linha ia desde a margem do Tejo, em Alhandra até à foz do rio Sizandro, no Concelho de Torres Vedras, passando por Arruda dos Vinhos e Sobral de Monte Agraço, tendo cerca de 50 Km.Tinha como fortes principais Alhandra, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras. Para além destes, tinha um conjunto significativo de outros fortes de menores dimensões localizados em pontos estratégicos de modo a que todos os pontos altos ficassem guarnecidos
Para a construção desta grande obra, contribuiu de forma decisiva o empenho das populações, que tiveram de abandonar as suas terras para trabalhar nela, sacrificando também casas e haveres, na medida em que foi posta em prática uma política de terra queimada e desertificação a norte das linhas, o que provocou a deslocação para dentro desta de muitos habitantes numa área considerável. O esforço, e também o sigilo mantido pelo Povo que nelas trabalhou, foi fundamental para o seu sucesso.

E eu fui ao encontro desta gente brava!


Cartaz da prova:



(altimetria não disponibilizada)


Organização: http://www.desafiosclub.blogspot.com/
Inscrição: 18 euros
Km anunciados: 20\40\60 km
Localização: Sobral de Mt Agraço - Valdevez (86 km)


A expectativa era grande. Não por nenhum motivo em particular que se prendesse com o evento em si, mas tão simplesmente por meses depois voltar a participar exactamente em eventos desta natureza. E claro, aliado ao facto de ser o primeiro deste ano.


Uma semana antes decidira arrancar para as competições. Consultei o calendário e este Mega Raid foi o que mais despertou a minha atenção. Uma pequena espreitadela ao windguru e a inscrição estava feita.
A propósito do windguru:
No dia (domingo passado) acordei às 06:00 h da manhã. Durante a noite tinha desabado um temporal sobre a região que até meteu medo. Mas a esta hora nada. Nem uma gota de chuva e nem um sopro de vento.

Pensei em ligar o computador e verificar se as condições climatéricas que tinha consultado anteriormente no windguru se mantinham, mas pensei "ná...eles nunca falham". Efectivamente tinham previsto forte precipitação e vento mas que às 06:00h parava, voltando depois um pouco mais tarde e terminando às 09:00h para dar lugar a uma manhã tranquila.


Pois os senhores windgurus enganaram-se e enganaram-me.
A meio da viagem, e pouco depois de ter atravessado o Tejo ainda pensei se não seria melhor voltar atrás, mas como tinha um impermiável por estrear resolvi continuar.
Malvados senhores windgurus porque o cessar fogo da tempestade anunciada para as 09:00h só terminou às 09:30h. E logo para dar lugar a um céu limpo e com Sol (embora aqui e ali e ao longo da manhã voltou a carregar-se de tons negros e ainda cairam umas gotas acompanhadas por um vento fortíssimo).
Ironia e brincadeiras à parte é de facto impressionante a capacidade de acertar na metereologia que estes senhores têm que até arriscam a hora e falham por muito pouco. Os meus sinceros agradecimentos.


A prova em si ficou marcada pelo exagero de lama e pelo vento forte que se fez sentir e que em algumas ocasiões quase que derrubou os participantes. Mas não seria de esperar outra coisa em terras de vento, em terras onde nascem turbinas eólicas um pouco por toda a parte.





Estes seres conferem uma paisagem "interessante" e o Raid foi-se desenrolando sempre agradávelmente em seu torno.
Se Don Quixote delirava com moinhos de vento, imagine-se o que sucederia com estes "gigantes"


Pelo já referido (lama e vento forte) acabei em grande sofrimento até porque tentei sempre vencer a luta com o piso, desmontando só mesmo em último caso, o que aconteceu por diversas vezes, atolando-me na lama até acima dos tornezelos.


À chegada, e enquanto ainda refazia o fôlego, avistei um companheiro de outras paragens: o enorme Marco Chagas- Pelos vistos a vontade de pedalar não acabou com a reforma e ainda dá uma abada nos "putos" de agora. Deve ter terminado uma boa meia-hora antes de mim como já tinha sucedido nos Trilhos da Raia no ano anterior...


Certo, certo são os três kilos e meio de lama que trouxe comigo...



A Melinda em estado lastimável (a mais recente aquisição ficou em casa)



Eu próprio em estado lastimável (eu próprio não fiquei em casa)






É uma escultura em barro????


O mais curioso estava para vir: todo o desgaste da prova foi recompensado com um pitoresco banho quente. Digo pitoresco porque a área reservada para o acto não eram os habituais balneários de uma escola qualquer, ou de um clube de futebol ou algo do género, mas sim a casa-de-banho da própria casa de um dos elementos da Organização. Até lá estava um patinho amarelo de borracha (!!!). Inédito.


E quem quisesse lavar a bicicleta poderia fazê-lo junto à piscina da mesma casa (!!!). Extraordinário.
Em questões de hospitalidade está tudo dito pois.


Muito bom foi também o almoço. Um manjar maravilhoso e que oferecia opções não fosse alguém não gostar de um dos pratos:
- queijo
- sopa de peixe
- canja de galinha
- porco no espeto
- carne estufada com ervilhas
- arroz e batatas fritas
- vinho branco, tinto, águas, sumos, coca-cola
- arroz doce, gelatina, tarte de natas fresca, fruta, muffins.


Conclusão final: um enorme desgaste para fazer 40 km; percurso menos encantador do que o
esperado com poucos single tracks e trilhos que a organização retirou para evitar mais lama ainda.


o melhor: a hospitalidade e simpatia de todos os voluntários e colaboradores do evento; o maravilhoso almoço; a paisagem.

o pior: o atraso na partida (mais de meia-hora), as marcações do percurso que se confundiam com outras de provas anteriores, a não disponibilização da altimetria apesar das promessas feitas; a não confirmaçao da inscrição no evento, os enormes pantanais e lamaçais.


Frase que marca o evento: "uma vela de windsurf para aproveitar o vento e uma prancha de snowboard por debaixo da bicicleta para surfar a lama e era sempre a abrir..."


nanex.

4 comentários:

  1. epa isso abriu-me o apetite! Tanto do BTT como do gastronómico. quando vai ser a próxima?

    ResponderEliminar
  2. ora é isso que se quer. E digo-te ja que não fiquei satisfeito. Tanto as pernas como o estomago pedem mais.
    a próxima será para Fevereiro. Está quasi, quasi!

    ResponderEliminar
  3. Janini, bábi!
    tb queres vir? nós arranjamos-te uma linda bicicleta cor-de-rosa.

    ResponderEliminar