domingo, 29 de março de 2009

Agricultor, pescador e outros mentirosos

O título retrata um dos famosos azulejos azuis e brancos que se podem encontrar ainda nos dias de hoje (a Asae ainda não se lembrou de implicar com isto) nas tascas e cafés mais populuchos do nosso Portugal e que reza assim:
- "Aqui se reunem caçadores, pescadores e outros mentirosos".



E esta foi a mais bela maneira que arranjei para encabeçar o que sucedeu no fim-de-semana de 14\15 de Março, o fim-de-semana em que a bicicleta não saiu à rua (também dava um bom título esta frase...)



Agendado de antemão, o meu pai, alentejano de gema do Alentejo (assim como a minha mãe), solicitou a minha ajuda e a do meu irmão para que nesse fim-de-semana fossemos podar os olivais lá da terra (parte deles, claro).
E assim foi. As oliveiras que ele tanto estima e cuida necessitam de rigoroso e permanente cuidado e atenção pois só dessa forma oferecem o seu bem mais precioso, a azeitona. E ao que parece estas são mesmo boas (como não sou apreciador não me posso pronunciar. Bem, mas se forem tão boas como o azeite que delas se extrai e que é maravilhoso, então upa, upa). Moral da história, valem bem todo o trabalho.

Acordámos cedo e depois de um pequeno-almoço rápido lancámo-nos à obra devidamente munidos de todas as ferramentas (cujos nomes já não me recordo, mas que são quase todas da família das tesouras e serrotes de jardinagem)
As "meninas" oliveiras aguardavam pela nossa intervenção, por um belo "corte de cabelo".




Assim foi como as encontrámos...




Não era obra fácil. Havia que romper por entre as suas braçadas. Depois era subir ao tronco, acomodar no seu interior e daí partir para o corte, para a limpeza. E assim sucessivamente de oliveira em oliveira.
O resultado final enche qualquer menina de radiosidade:





Pareces outra, mais nova, mais linda. Fizeste uma permanente?



A moto-serra deu uma especial ajuda nas ramadas maiores. Depois foi juntar todas as ramadas cortadas e incendiá-las.
A tarefa repetiu-se à tarde num segundo olival e num só sábado despachámos o assunto, esta dádiva da mãe-terra que o Homem aprendeu a tratar . Foi gratificante. Muito gratificante mesmo.
Foram recorrentes as vezes que os meu pensamentos me levaram aos tempos remotos em que o meu avô provavelmente sozinho daria conta do recado, sempre a trabalhar no campo desde o nascer até ao pôr do Sol. Neste dia senti-me como o meu avô que já não está entre nós mas que certamente terá ficado agradado ao vêr o seu filho e os seus netos fazerem aquilo que ele fazia e cuidar daquilo que ele cuidava.





Era inevitável fazer um "antes e depois" bem ao jeito dos anuncios de produtos anti-queda de cabelo. Esta oliveira tem ainda o previlégio de dar "pneus" de tempos em tempos...





Trabalho feito, arrancámos, eu e o meu irmão, rumo a casa. Ainda iamos a tempo de uma pescaria no barco de um amigo.
Levantar às 06h da manhã depois de um sábado dedicado à agricultura, não foi fácil. Mas um dia bem passado no mar foi devidamente compensatório.
A pescaria em si não foi grande coisa: alguns sargos e pouco mais. As duas primeiras horas em que me vi a braços com um enjoo também não foram agradáveis, mas no geral, foi uma manhã muito bem passada.

E assim se passou um fim-de-semana sem desporto, sem futsal ou btt, mas com muita actividade física e muito enriquecimento pessoal. Adoro o Alentejo, adoro o meu rio Sado.

E aqui me apresentei agricultor, pescador mas sem nada de mentiroso!

Sem comentários:

Enviar um comentário