quinta-feira, 16 de abril de 2009

Funeral da Arrábida.

15 de Abril de 2009

Imagino que como eu, também vocês ficaram surpreendidos com o título desta mensagem.
Pois bem. Ele não é nada mais do que uma referência a uma iniciativa que Associação de Cidadãos Pela Arrábida e Estuário do Sado com a colaboração da CMS levou a cabo no passado dia 11 deste mês, na Praça de Bocage.

Só pecou pela pouca divulgação e consequente pouca aderência da população. Não estávamos a falar de futebol, não é?

Aqui deixo uma cópia da noticia publicada em http://www.mun-setubal.pt/

"A iniciativa, no âmbito das comemorações do aniversário de Sebastião da Gama e do Dia Municipal da Arrábida, pretendeu alertar a população para a necessidade de lutar pela preservação de um património natural único.

“A Arrábida está num caos ambiental, sujeita a um aumento da cota em profundidade para extracção da pedra necessária à produção de cimento, o que muito grave”, assinala Fernanda Rodrigues, da Associação de Cidadãos pela Arrábida e Estuário do Sado, entidade promotora desta acção, com apoio da Câmara Municipal.

A co-incineração na cimenteira da Secil, em pleno Parque Natural da Arrábida, está no centro das preocupações, um processo “longe de se encontrar resolvido pelos tribunais”, sublinha Fernanda Rodrigues.

Actualmente, refere, “não há qualquer controlo em relação aos resíduos que estão a ser co-incinerados e às substâncias que são produzidas”.

O Dia de Sebastião da Gama e da Arrábida, coincidente com a data de nascimento do poeta setubalense, comemorou-se a 10 de Abril, mas, por coincidir com um feriado religioso, a acção de sensibilização, com um caixão, foi realizada apenas no dia 11.

“Estou convencida de que se Sebastião da Gama fosse vivo ele seria, hoje, um dos mais entusiastas defensores da Arrábida, como foi em vida”, refere Fernanda Rodrigues."

1 comentário:

  1. a isso juntas umas quantas cercas a limitar a passagem, umas quintas ilegais, despejo de lixo e zero limpeza da serra ( a pedir o incendio) e tens aí uma bela combinação para o funeral anunciado...

    ResponderEliminar