quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Avalanche 2009

Lousã,

03, 04 e 05 de Outubro







Uma das provas mais adrenalizantes que se realiza anualmente em Portugal. Aqui não interessam as distâncias, as altimetrias, os abastecimentos, etc. A única coisa que importa é descer, descer mais e descer mais rápido ultrapassando todos os obstáculos.

São 11 km sempre a rasgar sendo a primeira parte em estradão e a segunda em single tracks com vários "jumps" e afins.
Até ao arranque nada a apontar à Organização (excepto que na véspera já se podia utilizar a pista para treinos e uma das passagens em que se cruza a estrada de alcatrão estava a ser muito mal "guardada"). Foram 35 minutos de atraso em relação à hora marcada o que não é muito agradável quando se está expectante como provavelmente estariam todos os riders.
Se na véspera ficara algo receoso pelo pouco (mas louco) que tinha visto do percurso, nesta fase sentia-me perfeitamente tranquilo.
Ainda assim a táctica foi ficar para o fim como habitualmente faço. O Helder que também participou fez o mesmo.

Pouco mais há a dizer. Penso que será fácil de imaginar o que é esta pista de DH que demora pouco mais de 45 min de carro a subir.
O pó levantado pelos da frente e o congestionamente (previsivel) que se dá ao inicio dos single tracks são o menos positivo. O desgaste destes (trilhos já demasiadamente cavados e socalcados) também não são ideiais mas quanto a isto nada a fazer.
Até ao fim foi um libertar de adrenalina como nunca fizera durante tanto tempo seguido.
O pó sempre denso nem me deixava ver onde punha as rodas e simultaneamente ia evitando outros riders tendo para tal que escolher trajectórias menos desejadas.
Numa dessas situações o helder caiu forte e feio mas felizmente pôde prosseguir.

No final, e após recompor a pulsação, procurei água sem sucesso (imperdoável). Sumo ou imperial era o que havia...
O almoço foi outra desilusão: sandes de carne??? mau demais.

Em suma, a prova não vale os 20 euros que custa a inscrição.

Aspectos mais positivos: todo o percurso
Aspectos negativos (normalmente escrevo "menos positivos" mas desta vez nada feito): a segurança na véspera, a falta de água e o almoço se assim se pode chamar.


Valeu pelo excelente fim-de-semana passado na companhia da familia Mc deiniel e do helducho, muito bem recebidos pela hospitalidade do sr. Júlio, e pelos litros de adrenalina libertados.
Infelizmente o faroleiro não pôde acompanhar-nos (a braços com uma doença da filhota mais velha) para grande desgosto seu.
Georgemback igualmente ausente.
No dia seguinte à prova ainda fui pedalar na serra. Soube bem!

Deixo aqui um pequeno resquicío daquilo que consegui captar com a helmet cam que com a trepidação acabou por saltar. Infelizmente só captei estradão. Quem quiser ver os singles terá de ir até à Lousã.
A qualidade da imagem também é fraca e as fotos são poucas logo tive de esmiuçar (termo da moda) isto o melhor que pude e soube.


Sem comentários:

Enviar um comentário