sábado, 20 de fevereiro de 2010

Folowing GPS

20\02\2010
Arrábida

Era chegado o dia de estrear o GPS no campo da orientação.
Apenas alex faroleiro compareceu à chamada. Não vou falar dos baldas, nem da GT que ainda está na oficina, nem no joelho que ainda me doi e muito menos nas chuvas intermináveis (não choveu nesta manhã mas ainda assim, houve rega durante a noite só para ensopar os caminhos um pouco mais).

Estou definitivamente rendido ao 705. Se os testes de velocidade, cadência, ht, altimetria, etc tinham corrido bem, o de hoje (orientação) foi divinal.
Seguindo um track generosa e cuidadosamente preparado pelo Carlos da b.d.r. a quem endereço desde já os meus sinceros agradecimentos, fomos guiados até às Varandas do Sado e depois daí até à estrada do Portinho da Arrábida de tal forma que até as indicações de um portão e de um obstáculo (pedras) bateram certinho. Impressionante!
Depois, e face ao desenrolar da hora, regressámos pelas praias contrariando as indicações do gps.

Tecnologia à parte, foi uma manhã de puro prazer btt-estradões que não me saciou a vontade. Se não fosse a chuva, amanhã ia outra vez!

p.s. Carlos, as comparações ficam para depois. Não fomos a Palmela. O meu percurso começa no topo da lagarticha e vai sempre a direito via Vale de Barris até ao Alto das necessidades onde aí sim apanhei o teu track seguindo-o até atingir o alcatrão da estrada da Arrábida Até aí tinha contabilizado 31 km, 730 m altimetria subidas em 02:37 h.

Contas totais:
distância: 56 km
altimetria: 1085 m
tempo: 04:10 h

7 comentários:

  1. Ainda bem que o track e os waypoints funcionaram! É sinal que o meu "chip" mental ainda não precisa de novas baterias ;-)

    Eu esta semana vou analisar com as minhas ferramentas os valores de altimetria do percurso que fizeste e depois digo-te como é que correu!

    Diz-me só uma coisa, como é que estava o caminho até às pedreiras? Estava só "ensopado" como tu descreveste e dava para rolar +/- em condições ou havia mesmo partes muito enlameadas?

    ResponderEliminar
  2. O piso esteve surpreendemente óptimo para rolar. Encontrámos mesmo muito pouca lama mas acredito que depois de sábado e até hoje ja nada está "rolável", se é que me entendes..

    ResponderEliminar
  3. O teu "chip" como referi, está´em grande. Até o obstáculo que descreveste como "pedras" no regresso das pedreiras coincidiu ao milimetro! Muito bom!

    ResponderEliminar
  4. O que não está nada bom são os valores da altimetria... Vê a discrepância de valores!

    GPSies -> 31,76 km
    Subidas: 658 - Descidas: 532

    Trackmaster -> 31,93 km
    Subidas: 1248 - Descidas: 1122

    Wikilok -> 32,35 km
    Subidas: 1325 - Descidas: 1199

    IPBindex -> 31,61 km
    Subidas: 1166 - Descidas: 1040

    ResponderEliminar
  5. E o trackmaster, wikilok e IPBindex apresentam que medida de altitude??? não será em "pés" em vez de metros???

    ResponderEliminar
  6. é mesmo em metros...

    Seria interessante gravares um percurso no garmin e depois enviares-me por mail para eu fazer mais umas comparações (entre percursos "reais" e "desenhados")

    ResponderEliminar
  7. combinadíssimo! Só não sei é qd é que isso possa acontecer agora. Façamos figas para que a chuva passe depressa e os trilhos sequem.

    ResponderEliminar