sábado, 6 de abril de 2013

TransIbérica

30\03\2013
ciclismo

 UM ÓASIS NO INVERNO
 O melhor ovo da Páscoa?? não chover!
 Uma manhã agradável a fazer-me tomar a decisão de arrumar os casaquinhos do frio mesmo à ultima da hora e a optar só por um baselayer e um jersey.
  Boa escolha para fazer uma rota à muito pensada e traçada no gpsies mas nunca pedalada: pedalar em Portugal e Espanha na mesma volta.
  Saindo já tarde, perto das 09:30h, fiz-me aos maravilhosos alcatrões do Alentejo. Primeiro a nacional até Elvas para depois entrar em pleno paraíso de estradas com tapete novo, paisagem a perder de vista, companhia da passarada local, sossego permanente. Só de quando em vez passava um automóvel para me fazer lembrar que a estrada não era toda minha.
  O Sol também ia dando um arzinho da sua graça aparecendo aqui e ali e logo aquecia o meu rosto e iluminava a minha alma. Com a música a embalar todo este conteúdo tive a sensação que se elevasse os braços, tocava nas nuvens com as pontas dos meus dedos. No azul do céu pedalava eu.

   OLIVENÇA É NOSSA
   Depois de um sobe e desce constante por entre olivais sem fim, depois de passar o Guadiana em todo o seu esplendor, chegava a Olivença (inicialmente esta volta chamara-se "À conquista de Olivença" mas depois por motivos internacionais fui forçado a mudar).
  Aqui observei dedicadamente a tentar perceber se se tratava de um povoado português ou espanhol. Esta é uma batalha que se perderá com as próximas gerações. Nunca esquecerei o meu avô e o meu pai a reclamarem-na lusa. Decerto que aos miúdos de hoje isto já nada lhes diz.
   Apeteceu-me gritar OLIVENZA É NOSSA!!

  TERRA DOS CARAMELOS
   Virei para a Ex-107 em direcção a Badajoz. Uma recta interminável de igual bom asfalto mas com muito transito que me levou até à terra fronteiriça que trespassei num ápice, esgueirando-me da azáfama local num abrir e fechar de olhos.
     Não comprei caramelos, nem bacalhau, nem brinquedos nem as coisas que à décadas atrás eram hábito de cada visita a terras de nuestros ermanos.
    Quando dei por mim passara novamente o Guadiana pela ponte nova e seguia já em direcção a Portugal. Levantou-se um vento que me estragava a manhã. Soprava forte e de frente e o cansaço começou a dizer às pernas para doerem.

   MEMORIAS DO ANTIGAMENTE
   Contornando a Autopista, cheguei à antiga "Aduana". Rapidamente fui invadido por uma nostalgia salpicada de alegrias e tristezas. Os edificios e estruturas agora abandonados traziam-me à memória as valentes secas que apanhávamos sempre que transpunhamos a linha divisória que separa os dois paises. Raramente nos safávamos de uma inspecção dedicada ao carro e a um interrogatório. Assim era na altura. Por vezes ocorriam uns episódios engraçados. Que belos tempos aqueles com o meu irmão e primos sentadinhos no banco de trás agarrados aos brinquedos (no meu caso playmobils) acabadinhos de comprar...
    Desci para o Vale do Caia. Mais bom asfalto desértico novamente só para mim. O vento não dava tréguas. Agora era um duelo frente a frente e sabia de antemão que não sairia perdedor mas que no fim seria eu o mais lesado.

  A MISTERIOSA BOLHA
   Regressado à Nacional subia para a cidade. O sopro do meu arqui-inimigo fazia com que a subida parecesse a Arrábida.
   Consultando os dados da volta no garmin reparei que uma segunda bolha de condensação\humidade formara-se no interior dificultando a leitura dos dados. Uma vez no dia compreende-se. Desaparece e depois aparece outra vez?? estranho.

  ENFARDAMENTO
Ontem ao almoço: Bacalhau no forno, Assado Borrego no forno, queijos, paios, chouriços, presuntos, cachuleira, sopa de coisas da horta, Fundação EA tinto, Vale Barris branco, Nespresso sem o Clonney, doce de bolacha, mousse de manga, mousse de lima, torta de laranja, queijadas da prima, tarte de amêndoa, chocolates, amêndoas e afins.
  Ontem ao jantar: Massa de Cherne, rissóis de camarão, queijos, paios, presuntos, a mesma rega, os mesmos doces.
   Hoje ao almoço: Ensopado de borrego e tudo o resto mais cericaia, biscoitos, bombons de chiclate, coisas.
 
    Bela Páscoa. Boa Páscoa!


   A volta aqui http://connect.garmin.com/activity/290734198

1 comentário:

  1. Gostava de ter feito este passeio... mas de carro!
    E a pinga?Boa!!!
    Boa Páscoa? Sim, parece que sim....
    Susana

    ResponderEliminar