segunda-feira, 29 de junho de 2015

O dopo-dizimo e o médiaesforço

 Ciclismo,
 sábado, 27 de Junho de 2015

  Um quarteto reunido logo pela fresquinha mas ja com algum atraso. Sem problemas pois o calor abrasador que se avizinhava estava a ser disfarçado por uma fresquinha matinal.

  Com dois terços do grupo a tratar maselas, houve um pacto de não-agressão feito logo ali à partida. Coisas de profissionais, diga-se, que se passou mais ou menos assim:
  - epah e tal ainda estou meio coise da semana passada;
  - ah eu hoje é só rólar sem stresses
  - o meu joelho também não vai bem por isso é seguir tranquilo
  - bora lá dar com forçaaaa!

  O traçado foi improvisado no momento e aberto a correcções durante o seu decurso.
  Pelo caminho as habituais conversas e momentos de silêncio.
  A toada seguia mesmo tranquila. Tudo muito suave e harmonioso como que se tratasse da etapa de consagração. Só faltava o champagne.
   Normalmente lutamos contra o vento, contra o asfalto, contra as pernas e o exercicio em si. Hoje lutava contra o sono. Talvez meio embevecido pelo ritmo de passeio e atordoado por uma noite realmente muito mal dormida, em momentos de seguir na cabeça do grupo, quase (quase) que me deixei adormecer.

  Lá para os lados do Montijo, e já bem depois de uma conversa sobre o doping (sim, sempre o doping), sobre motores nas bicicletas e outros tópicos relacionados com o Pro Tour, descobriu-se que afinal ele há pequenos segredos que fazem a diferença na hora de ser melhor:

  o dopo-dizimo: o dopo dizimo não é nada mais do que uma pequena parcela (não apurada) do vencimento mensal que alguns "Joões" aplicam em substancias de rendimento (principalmente saquetas de aspegic). Ao que foi apurado, já iniciou igualmente serviços de fornecimento em pleno mercado paralelo....

 o médiaesforço: depois de muito se debater o assunto do rendimento desportivo do ciclista e do esforço desumano para aguentar 3 semanas de Tour a fundo, tive de fazer em plena estrada um pequeno balão de ensaio.





O video comprova a teoria
  Para os que tiveram mais dificuldades em compreende-la, faço o pequeno resumo: vinhamos lentos, lentos, uma coisa por nem falar. Um gajo saca de um telemovel e põe-se a filmar e é vê-los todos direitinhos e em pose como se estivessem a martelar no pedal cheios de... dopo-dizimo.
  Conclusão? as camaras de Tv é que fazem o pelotão internacional malhar.

      Nunca 95km foram tão sem dar por eles como estes, mas custou lutar contra o sono, custou.

    

Sem comentários:

Enviar um comentário