domingo, 22 de setembro de 2024

De dezembro de 2023 a setembro de 2024: Douro Granfondo 2024

 Ciclismo
04 de maio 2024
 Prova


 Finalmente!
 Esta andava a ser namorada faz uns anitos a esta parte. Realizar uma prova no Douro vinhateiro e passear para conhecer esta região do país.
  E finalmente concretizou-se.
  146 km divididos por quatro longas subidas e consequentes descidas.
  Hospedado na localidade da partida, Peso da Régua, com um dia de antecedência para degustar com calma.
  No dia, uma noticia inesperada: chuva! Na hora de partida, o speaker anunciava para os participantes redobrarem cuidados nas descidas pois perigavam-se pelo molhado do piso.
  Não vinha com esta na ideia. Chuva em maio numa altura em que os dias estavam agradáveis.
  Ainda assim, o impermeável veio no saco e teve mesmo que ser usado.
  Na separação entre o gran e o médio, parei. E parei para olhar para o céu e perceber o que lá vinha ou não vinha. E não aparentava boa cara. As pernas estavam boas e tinha vontade de pedalar o granfondo todo, mas levar com uma enxorrada umas horas a fio não.
  Foi uma espanhola que passou e seguiu na direcção longa quem me ajudou a decidir. Disse ela para si, provavelmente com as mesmas dúvidas que eu: "se fued***a, me arrependo después"!
  E assim segui também com mais os poucos que se aventuraram por ali adiante.
  Pouco depois chovia. Nas subidas a coisa levava-se bem e com calma. Nas descidas, ficava a solo com outros participantes a ficarem mais para trás.
   Na penúltima subida, outra desagradável surpresa que não vinha no cardápio: uma rampa acima dos 14% deu aquele toque nas pernas.



  Talvez por isso, ao entrar na última subida, o meu joelho foi-se.
  Daí em diante foi um sofrimento total. Praticamente limitado a uma única perna, quebrou-se a energia e foi um arrastar penoso até ao fim. 
  Os últimos 22 km, planos, foram uma eternidade e resmunguei sobre a vida vezes sem fim e nem a chuvada que caia agora copiosamente, incomodava tanto assim. 
  Esperava mais do percurso em termos de beleza pese embora não ter desgostado. Talvez na minha cabeça tenha idealizado outra coisa.
   Banho e a pasta recovery e longa viagem de regresso a casa.

Sem comentários:

Enviar um comentário