quinta-feira, 31 de outubro de 2024

17ª Maratona BTT Vale do Sado - Alcacer do Sal

 27 out 2024
 BTT - provas

 Prova às portas de casa e o bichinho do btt a chamar novamente. 
 A chuva anunciada dissipou-se um dia antes e a temperatura amena convidavam para uma bela manhã.
 E foi mesmo!
 .
Num pé me pus em Alcacer e noutro tudo apostos. O secretariado foi um despacho mas com poucos inscritos era fácil não haver complicações. Também havia uns snacks e bebidas para quem quisesse pequeno-almoço, o que é sempre agradável.
A dúvida sempre nestes dias é a roupinha a usar. O frio da noite ainda se fazia sentir pela manhã e tende-se sempre para o aconchego.
Logo no primeiro terço da prova, parei para aliviar um pouco desse fardo, para não cometer o mesmo erro da prova anterior que me levou "litros" de sudação.
 De resto, foi sempre a rolar.
 Após a largada, o grupo dos favoritos já ia bem longe quando coloquei as rodas na terra. Jurava que tinha ouvido pelos speakers que se seguia atrás da polícia até acabar o alcatrão, mas assim não foi....
.
"Apanhei" um comboio com bom andamento e os primeiros km foram muito planos e sempre a bom ritmo, aliás como quase toda a prova.
As subidas eram inclinadas mas curtas, e as descidas eram agradáveis.
O circuito separava os 40 dos 60 km ali pelos vintes e os sessentas voltavam para trás para dar outra volta ao que já realizaram até então. Não achei muita piada mas era o que era. Valeu para ver a paisagem da zona envolvente à barragem.
Prova bem organizada, staff muito atencioso e bem disposto e a ajudar nos pontos de abastecimento e nos controlos, para que não se perdesse tempo.
O almoço dispensei por serem bifanas (não é pão que apeterce depois de uma manhã a "pão e agua") e os banhos foram o senão de todo o evento.
Um balneário minimo (e recordo que éramos poucos) e água fria não foram do agrado dos participantes e não seguramente do meu também.
 Outro aspecto a ter em atenção foi a zona de chegada. Se é bastante (fantástico mesmo) que a partida, a chegada, os banhos, a lavagem de bikes, o secretariado e o almoço sejam todos no mesmo local, há que acautelar que os que já terminram ou o publico em geral, não ande pelo caminho de quem ainda está a completar a sua prova.
Não varri uma bicicleta porque não calhou.
Fora estes dois pontos, tudo impecável e é uma prova a repetir e que merecia muitos e muitos mais participantes (ah, e retirem dar duas voltas a parte do percurso da maratona).






Classificação da prova (1 a 5)

   Organização pré-prova: 4 - tudo sem máculas. Não havia track GPS porque após perguntar, informaram que por passar em caminhos privados, nao iriam divulgar.
   Secretariado: 5  - chegar e andar e ainda pequeno-almoço.   
  Percurso: 4,5 - muito rápido e rolante, agradável e dificuldade reduzida. 
Apoio e assistência: 5 cinco estrelas. Staff muito prestável, muita variedade e quantidade, não faltou nada.
  Marcações: 4 fitas e marcações no chão, muita policia nos cruzamentos de estrada e staff em outras zonas. Só faltou "trancarem" a cal, alguns caminhos que não interessavam. Uns estavam devidaemnte assinalados, outros não.
Banhos: 2.5  pequeno, pouco espaço, não funcional e água fria. A manhã estava amena mas nesta altura do ano, ja seria normal frio e chuva. Banho quente quer-se e deseja-se. 
Almoço: -- dispensei porque o anunciado eram duas bifanas (e três bebidas) e gosto no pós-prova de algo mais substâncial..
Dificuldade Técnica: 3  fácil, rolante, sem sobressaltos de amior e as descidas com regos ou mais inclinadas estavam devidamente assinaladas.
Dificuldade Física: 3,5 também aqui não houve dificuldades de maior. Fez-se bem.
Preço: 4,5 - mais uma organização a mostrar que com pouco se faz muito. 16 eur mais que merecidos 
Classificação Geral: 4,5 só posso felicitar a organização e deixar também o meu apreço por esta manhã de btt tão bem passada. É corrigir os banhos e um detalhe ou outro referido e está perfeito.
  E repetindo-me, merecia muito muito mais presença de bttistas.

Sem comentários:

Enviar um comentário