quinta-feira, 7 de novembro de 2024

2ª Maratona BTT Foguetes de Pegões

 03 nov 2024
 Btt - provas



  Aí estou eu num ritmo frenético. 
  De uma assentada, 3 maratonas de btt e duas delas fim-de-semana sim, fim-de-semana sim. Está a ser prezeroso e quando assim é, aliado ao calendário favorável, é deixar rolar.
  Mais uma vez, na última da hora, com o bichinho ainda a roer de vontade depois de Alcácer, surgindo mesmo aqui ao virar da esquina mais uma hipotese de colocar a Sup em terra, lá fui eu.
 



 Sem grandes histórias para contar, além de que ia estar presente o Ruben Guerreiro mas que não chegou por aparecer, e que tudo esteve muito bem organizado, salientar somente os pontos relevantes:
   O percurso, praticamente plano e só não mais rolante porque o terreno estava parecido a um campo lavrado. Mais na última parte também apareceu areia a criar algumas dificuldades extra. Fora isso, nada de surpresas de maior.
   O grupo da frente arrancou forte e decidi ir às minhas sortes com um segundo grupo onde o ritmo era igualmente intenso e ao qual se juntavam mais dois ou três que queriam chegar ao primeiro grupo, impondo ritmo ainda mais forte.
   Já com o coração na boca e o pequeno-almoço a bater em todos os cantos do estomago, percebi que já não ia dar para apanhar e optei por colocar um ritmo mais adequado às minhas condições.
   Fiz juz à terra dos comboios e fui apanhando comboios aqui e acolá, mas de facto o terreno não era o mais adequado para seguir nas rodas e acabava por preferir rolar mais solto.
   Já no final, apareceram os atletas da meia-maratona na junção de percursos, alguns bastante sofregos neste último esforço.
   No final, cortar a meta e seguir para banhos e almoço. Se o almoço era uma feijoada que trouxe na sacola porque a tripa não estava para aí virada (há dois dias meio meio), os banhos foram acanhados mas dado o fluxo de participantes, não houve problema de maior.




Classificação da prova (1 a 5)

   Organização pré-prova: 4 - do melhorzinho que vi nos últimos tempos. No próprio site de inscrição, Apedalar.pt, foi disponibilizada a altimetria e posteriormente o track GPS. Assim tudo no mesmo local e sem esquecimentos, prático e agradável.
   Secretariado: 5  - estavam organizados e despachados. Também não havia grande fila.   
  Percurso: 4 - o que a região tinha para oferecer. Plano. A areia nunca é de agrado e o terreno cavado também não mas nada de muito grave. Os 57 km (dos 60 anunciados) pecaram por escassos. 
Apoio e assistência: malta sempre bem disposta e prestável. Os P.A não vi porque nem neles parei mas num até cheirou a bifanas (tal como anunciaram que haveria).
  Marcações: 4,5 tudo muito bem indicado e com staff em algumas zonas e policia em outras. Aqui e acolá uma falhazita que baralhou um pouco os mais desatentos.
Banhos: 3.5  não eram muitos os atletas que apanhei no espaço para banhos mas os sufcientes para estarem cheios. Comecei por me desequipar na entrada do balneário e só após banho lá tive um espacinho para me vestir. Se mais participantes houver de futuro, esta é uma situação a rever.  
Almoço: tal como referi, a feijoada veio no saco para comer depois. E estava saborosa.
Dificuldade Técnica: 3  sem dificuldades de maior, penso que só a areia ou alguma distracção podem ter surpreeendido ou assustado os mais distraidos.
Dificuldade Física: 3,5 sem subidas longas ou rampas bastante inclinadas (uma ou duas) e pecar por curta.
Preço: 4,5 - mais uma organização a mostrar que com pouco se faz muito. 16 eur mais que merecidos 
Classificação Geral: 4,5 só posso felicitar a organização e deixar também o meu apreço por esta manhã de btt

tão bem passada. É corrigir os banhos e um detalhe ou outro referido e está perfeito.
  E repetindo-me, merecia muito muito mais presença de bttistas.

Sem comentários:

Enviar um comentário