domingo, 31 de maio de 2015

I Classica da Beira Baixa (Idanha a Nova)

  30\05\2015
  ciclismo

  Partira de véspera ao fim da tarde, depois de uma semana de trabalho e treinos minimamente geridos para evitar fadigas.
  Na bagagem levava vontade de pedalar numa zona bonita e fazer uma prova ao estilo de uma clássica (nao se chamasse ela Classica e tudo), com boas subidas, com segmentos em pavê, levava também massa para o jantar e o hotel reservado no Gimnodesportivo da terra, na circunstância Idanha-a-Nova.

  Já cheguei tarde e no hotel apenas outro hospede, coincidentemente oriundo de Sesimbra. Dois dedos de conversa sobre a casualidade coincidente e horas de caminha.

 não se via vivalma...

...mas na hora de apagar a luz e bater a foto artística, apanhei ali qualquer coisa...



  Nisto vem mais tarde ainda mais uns dois ou três companheiros que não privaram pelo silêncio, tanto na chegada, como de manhã na partida com alvorada bem ruidosa como se estivessem sozinhos às 06h da manhã. A eles fica desde já o meu e do companheiro de Sesimbra, os agradecimentos pelas poucas raras horas de sono que tivemos.


Eis uma foto ao longe do meu "quarto", um cantinho junto à tabela de basket (por ocasiões de outra prova já dormira antes neste hotel, mas no quarto baliza, do lado oposto).
Ficam os agradecimentos À Organização por disponibilizarem local de pernoita.


    Tudo pronto para a partida com a presença do presidente da FPC e grande ex-ciclista Delmino Pereira.


    Arranque rápido com tudo a jogar-se à morte, e deixo-me ficar para trás à espera do casal Ferreira, mas nisto nem vê-los e pus-me a caminho tentando ainda juntar-me a um grupo com andamento similar ao meu.
   Até à subida de Monsanto foi um tiro, mas já dava para perceber que os pouco mais de 140 participantes estavam desintegrados por vários grupos.

                           Eis a parte inicial da subida. Uma vista bonita e uma estrada lindissima. Algumas curvas depois, inclinou forte e tornou-se em pavé. Já não deu para tirar fotografia.


  A partir desta mitica historica aldeia, vi-me a braços com a terrivel missão de lutar sozinho contra o vento. Aqui e ali apareciam uns colegas, mas ora desapareciam para trás ou iam embora para a frente.
  Em uma destas ocasiões ainda olhei para trás e senti na minha roda que se juntara um grupo, mas apenas um deles veio dar uma ajuda. Este, ainda mandou vir:
   - então? mais ninguém se chega à frente?? vamos lá pá, então somos só os dois? Vá este senhor aqui, venha lá, sempre escondido aí...
 
    58km feitos no alto de mais uma subida. Ponto de abastecimento e mais um sector de pavé (aqui e ali iam aparecendo). Nas ruas dos pequenos povoados que iamos ultrapassando, muitos locais assistiam, aplaudiam e incentivavam.
   Os próprios automobilistas parados pela GNR saiam das viaturas para verem passar estes lagartos a correr ao Sol.
   Ao Sol e ao vento, dois inimigos mortais que me vieram a fazer pagar uma enorme factura no último terço da prova, daquelas que não se deseja. Um sofrimento, uma arrastadeira até ao fim, km´s que não passavam.
  O que terá sido? mal dormido? mal alimentado? mal hidratado? andamento rápido demais? o vento? o calor? provavelmente tudo junto. De tal maneira que só na última subida (subida para Idanha) mesmo mesmo no fim, consegui dar um arzinho de graça, acabando visivelmente desgastado.

     Em jeito de conclusão nao posso deixar de enaltecer o bom trabalho da Organização pelo o traçado muito bem escolhido, com passagens interessantes por povoados historicos, tudo muito bem organizado e orientado, muita policia em praticamente todos os cruzamentos e entroncamentos, e se as estradas não estavam cortadas como anunciado, então não sei pois raramente vi carros...em movimento! Impecável.
     Os banhos e o almoço também com nota de destaque. Tudo a correr fluido e sem sobressaltos e em qualidade. 
    As informações e apoio prestado igualmente, pelo que a Organização esteve de parabéns. 
    No seguimento do evento, corria-se a titulo profissional uma prova na região e tinha passagem ali na meta que utilizaramos. Infelizmente nao sai do almoço a tempo para ver ciclistas a sério passar.

   De um dia de sofrimento, não pude deixar de lado um sentimento profundo, de ter um gostinho daquilo que é ciclismo que tants vezes vejo na televisão:
   - os segmentos em pavé (que coisa horrivel com a bicicleta e o corpo a trepidarem de forma horrivel);
  - as negociações na frente do grupo (o companheiro que pedia ajuda dos outros, uma situação que se repete a cada prova do ciclismo profissional);
  - o estar todo roto e ter de lutar para chegar ao fim (só me lembrava do Aru dias antes);
  - o muito publico na rua a apoiar;


  Efectivamente um dia mau, valeu-me por isto e por coincidir com o dia mau de Contador. É cá coisas de campeões ;-))

   Os dados do garmin aqui:

   

Sem comentários:

Enviar um comentário