quinta-feira, 30 de julho de 2009

O "corta-vento"

29\07\2009
Aires-Sto Isidro de Pegões-Setúbal


Liguei ao amigo rui para uma volta em estrada. Ele nunca diz que não. Encontrámo-nos na estação de comboio de Aires (Palmela) e fizemo-nos à estrada.
Rui com a sua Kona Sutra e uns pneus slicks a estrear tomou a dianteira e imprimiu um ritmo forte na pedalada. Segui-o na Mérida bem colado à roda traseira.
Não planeámos rota, tempo ou distância pelo que temi pelas minhas pernas.

Na estrada tive bem noção do que é ter um colega a puxar e a proteger do vento. Rui foi um autêntico corta-vento, tornando tudo mais fácil. Só assim Cavendish poderia ganhar tantas etapas.

A volta resumiu-se a Aires-Lau-Lagameças-Poceirão-Fernando Pó-Pegões Velhos-Sto Isidro de Pegões e depois o regresso a Pegões Velhos-Fernando Pó-Poceirão-Aguas Moura-Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra-Setúbal.



O ponto de retorno: Sto Isidro de Pegões.


Números finais:
distância: 65 km
tempo: 02:35 horas
altimetria: 300 m

Dos melhores momentos retenho a sensação de deslizar em alcatrão, a companhia é muito importante para isso mesmo (além de ser somente "corta-vento") e algumas paisagens e zonas calmas e tranquilas.
Menos bom a estrada de Lau até ao Poceirão quer pelo piso irregular quer pelo trânsito infernal.

Eis um pequeno video feito com o telemóvel:





Tenho mesmo que comprar uma máquina fotográfica digital. Entretanto tenho que salientar o "doping" que tomei e que acho que foi sem dúvida uma grande ajuda para superar melhor esta prova: antes de começar a pedalar comi uma barra NutriSport - Proteica que é um autêntico cozido à portuguesa; no camelbak levei um litro de Goldrink nutricion (bebida isotonica com aminoácidos) e a meio da volta ingeri metade de uma barra energética de que não me lembro o nome mas que o rui sabe e vai pôr aqui nos comentários. Sobrou o gel que guardara como s.o.s. e que não foi necessário.



Ah, e também tenho mesmo que comprar uma bicicleta de estrada, algo em 2ª mão (aceito propostas baratinhas).

2 comentários:

  1. é da Nutrisport tb... energy bar.

    Tás a ver que consegues... como é que tão essas pernas hoje?

    ResponderEliminar
  2. mts alongamentos depois e um banho a terminar em água fria sobre as pernas e neste momento, passadas que estão 24 horas, estou impec!

    ResponderEliminar