sábado, 20 de junho de 2009

Sonho de uma noite de Verão...

Arrábida
19\06\2009

Era a data do grande dia, ou melhor, da grande noite, ou ainda se preferirem de alongar o dia.
A hora marcada eram as 21:30h mas resolvi ir mais cedo para ultimar pormenores (luzes principalmente). Em boa hora o fiz porque tinha o pneu em baixo. Uma troca rápida e coloquei uma camâra de ar da Slim na GT. Fiquei lavado em suor.

Aos poucos e poucos foram chegando os outros bikers:
- alex "faroleiro" (duas potentes luzes, uma no guiador e outra no capacete valeram-lhe a alcunha)

- Mc Daniel (que poderá evoluir para o "escocês" ou "scotish" para baralhar um bocadinho.. é só uma questão de tempo - motivo: chegou com a bicicleta numa mão e o jantar na outra. Não é dificil advinhar o que vinha a jantar)

- Vina "topêra" (Vina é uma mistura entre o próprio nome Vinagre e um diminutivo de Vinokourov - vinagre vai a miutas maratonas o que lhe vale esta alcunha. Topêra porque passou a volta toda a queixar-se de que não via nada)

A volta em si foi muito acima daquilo que podia esperar. Nos trilhos e caminhos habituais mas desta vez rodeados pelo breu e por uma paisagem verdadeiramente avassaladora (isto quando aqui e ali avistámos Lisboa iluminada como pano de fundo)
As luzes funcionaram bem mas não são recomendadas a single tracks rápidos, exceptuando a do escocês que me pareceu a melhor de todas.

Eu utilizei um "BBB" adquirida na Bikezone e embora tenha um bom foco (que dura 3 horas com 4 pilhas AA novas) é de luz amarela e não se espande para os lados. Óptima para rolar mais tranquilamente e chega. Com o passar do tempo, começa a fraquejar e o amarelo turvo cansa a vista. Mas no seu todo e pelo preço (24 eur) desenrasca bem desde que bem fixada ao guiador. No capacete levei o Petzl, uma luz de 3 leds que uso no campismo, que apontei para a roda da frente iluminando logo ali o que ia passar por debaixo dela
a "BBB" o "Petzl"


Preso no espigão do selim a apontar para a rectaguarda, levei uma "frog" de led vermelho que também adquiri na bikezone por uns miseros euros e que foi o suficiente para me fazer visivel nos poucos kilometros de alcatrão que percorremos.



na imagem uma "frog" mas de led branco

Encontros com outros bikers foi para esquecer mas já com a fauna local foram constantes: coelhos, gatos, pirilampos aos molhos (as suas pequenas luzes por entre a vegetação fizeram sensação), uma raposa, dois texugos (??? - o escocês afirma que eram texugos) e uma enorme coruja que nos pregou um cagaço do caraças acompanhando-nos por uns segundos.


Acreditem que este é um imponente "bicho" de asas abertas e a voar a centimetros dos vossos capacetes...

Eram dois destes escocês?? e estavam acordados e no meio do trilho. Este texugos querem é night!
Pelo meio, mais um furo, uma queda (tudo do mesmo protagonista e não vale a pena dizer Mc nomes) algumas paragens para ajustar as luzes e um lembrete: comprar óculos para rolar de noite (fundamental por causa do pó)
Por volta da 1 da manhã chegámos a Setúbal pelo lado das praias atravessando a Luisa Todi onde andava outra "fauna" e muito mais abundante. As bocas do género "olhem, olhem os pirilampos" dos cervejeiros eram de esperar.

No fim regressámos plenamente satisfeitos e com muita e enorme vontade de repetir.

2 comentários:

  1. bene bene dsta vez o apelo da esplanada e do peixe grelhado foi mais forte mas para a próxima quero ir!

    ResponderEliminar