sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Os Granfondos e as maratonas de BTT

  O ciclismo sempre teve grande tradição em Portugal. Era comum ver homens e miudos sairem de suas casas para pedalar nas fininhas (nao gosto deste nome).
  De resto, todos os putos tinham uma bicicleta. Fosse de que marca fosse, fosse de que tipo fosse, embora a escolha não fosse muita.



  A pouco e pouco começaram a surgir as bmx e em pouco tempo a maluqueira por estas novas gingas generalizou-se e quem nao tivesse uma, nao era da malta. E até as miudas as tinham e nao lhe ficava nada mal.
   Nos anos 90 começam a surgir as primeiras bicicletas de btt. Muitos foram adaptando as antigas bicicletas de ciclismo de seus pais e\ou avós e talvez daí mesmo tenha nascida a necessidade do mercado lançar as primeiras mountain bikes.
   Vai daí, começa lentamente mas na decada passada e na presente rebenta a loucura e não há gordo, magro, novo ou velho que não tenha ja um topo de gama ou um chaço dos grandes na garagem, dispensa, janela ou debaixo do rabo, afinal o local indicado delas.

   Durante a ascensão das bicicletas de roda grossa, o ciclismo perdeu protagonismo mas nos ultimos tempos recuperou-o e com mais força do que nunca.
   São autentico enxames de ciclistas que enchem as estradas ao fim-de-semana e até durante os dias de semana é frequente ve-los por aí a pedalar.
   O btt também continua mas nota-se que muitos perceberam que apesar de toda a tecnologia que a bicicleta de btt trás, ainda não faz uma coisa que é um gajo pedalar sem sacrificio, a nsao ser, claro está, se for no jardim da cidade na companhia de um menor de... 5 anos. Apesar de toda essa tecnologia evoluidissima, carissima, modernissima, um qualquer sofá com 20 anos de amolgamento rabal, venceu muita da gente que se deixou levar pela euforia de pedalar com o grupo pelo prémio voraz de depois bater uma "imprial" ao balcão, ou melhor ainda, um almoço com tudo lá dentro.

  Fenómeno fabuloso a acompanhar ambas modalidades, foi o surgimento de provas oficiais ou não, maratonas, raids, passeios, grandes premios, granfondos, randounaix, etc, etc. Há para todos os gostos.

   Mas vai daí e há nisto tudo uma coisa que não compreendo e por muito que queiram, ainda ninguém me conseguiu deslindar a duvida.
  Porque é que uma prova de estrada como um granfondo (muito em voga por estes dias) custa em media uns bons 35 euros, ao passo que uma prova de btt custa 15 a 20?
 É que a diferença é grande mas se olharmos (e nem precisa ser olhar a fundo) assim de relance, as provas de btt além de uma trabalheira maior (marcar percurso, abrir trilhos, colocar apoios pelo meio do mato em locais mais ou menos acessiveis, ter todas as passagens com estradas devidamente guardadas por policias, escuteiros, bombeiros, outros, ter pontos de abastecimento vários, e ainda oferecer um belo almoço, os Granfondos não. Os Granfondos são em estrada de alcatrão, são em estrada aberta o que quer dizer que tem de se ter em atenção o transito automovel, na maior parte dos casos não tem pontos de abastecimento ou são minimalistas, nao tem almoço no fim senão uma "pasta recovery" que não é mais que uma massada, e alguns se não me engano talvez nem banhoca.
  Não quero com isto dizer que um tipo de prova dê mais ou menos trabalho a organizar. Não, nada disso.  Mas entre o deve e o haver, e apesar de os Granfondos até poderem levar muita policia (alguns) e é um serviço caro, parece-me que as provas de btt têm o custo muito mais justo e adequado e por esse motivo, os GRanfondos até deviam ser de preço inferior a estas.
  É só uma opinião.

Sem comentários:

Enviar um comentário