terça-feira, 23 de março de 2010

Limpezas

23\03\2010

Corrijam-me se estiver errado.
Foi no dia 20 de Março que decorreu o dia de "limpar o país num só dia"? Uma iniciativa de http://limparportugal.ning.com/ ou localmente em http://limparsetubal.blogspot.com/.
E eu que sabia disto e não me recordei... Imperdoável.

Não vou falar do quanto me revolta ver este país transformado num pedaço de baldio escrementoso repleto de falta de civismo e o qual se reflete bem no estado sujo geral das ruas das cidades aos campos, montes e serras. Vergonhoso.
Já fiz referência a isto num post anterior em que falava tão somente do lixo das bermas das estradas.

Entretanto de tanto que tenho lido, houve uma sugestão que me pareceu francamente interessante: as pequenas lixeiras e montes de desperdicios variados que se encontram pela serra, deverão ser devidamente fotografados com indicação de localização por coordenadas gps (ou descrição pormenorizada da sua localização) e enviadas para um dos sites acima ou até mesmo para entidades estatais como Camaras Municipais, Juntas de Freguesia ou Bombeiros.

Quem não polui já está a dar um enorme e o mais importante contributo mas pode sempre colaborar um pouco mais sem grande esforço.

Quero acreditar que um dia num futuro próximo a sociedade condene logo in loco e no acto o individuo que deite uma simples beata de cigarro para o chão.

Este assunto foi uma limpeza!

6 comentários:

  1. A ideia das coordenadas ou indicação precisa das "pequenas" lixeiras é uma excelente ideia! Resta saber se depois as entidades competentes lhes dão o devido seguimento...

    Se há coisa que me irrita é passear na serra e encontrar embalagens de gel ou de barras energéticas ou garrafas de agua no chão. E não nos podemos esquecer das famosas fitas que algumas organizações se "esquecem" de recolher... As da maratona de Setúbal de 2009 ainda lá estão, e as que faltam quem as retirou foi o vento! Acho que tão depressa não me esqueço das palavras do tipo que organizou o passeio me disse quando o chamei à atenção sobre o assunto: "Usem a vossa energia positiva e retirem vocês as fitas". Enfim...

    ResponderEliminar
  2. O gajo disse isso??? epá isso é mt bom!
    Lembra-me disso quando fôr a próxima maratona por forma a que os interessados em participar saibam da estirpe da organização.
    De resto terei todo o prazer em colaborar usando a minha energia positiva para retirar as fitas... na véspera do evento (o que não é justo para quem vai participar não é?)

    ResponderEliminar
  3. Escreveu isso no forumbtt e há pessoal que ainda aplaude e que concorda com ele!

    Quando ele organizar a 2ª maratona de Setúbal e vier novamente com as tretas que a organização é de nível mundial e mais não sei o quê vai-me ouvir outra vez!

    ResponderEliminar
  4. compete há organização e aos participantes zelar pela limpeza! ke frescos nè q tão voceszes

    ResponderEliminar