quinta-feira, 30 de julho de 2015

O Tour aos meus olhos

 Sim, que se esclareça antes de mais que é aos meus olhos, não vá a estupidez alheia começar a opinar as diarreias do costume só porque determinado blogger diz isto ou diz aquilo.

  O ciclismo desde o tempo em que o acompanho é daquelas modalidades que tem um tremendo encanto, beleza, fascinio tanto para mim, como para os ainda maiores entusiastas que o seguem com maior ou menor dedicação.
  E de entre tantos adjectivos, predicados e determinados aspectos, há um encanto que me encanta particularmente: os adeptos.
  Ao contrário de outras modalidades (pelo menos na sua maioria), o adepto de ciclismo não defende um clube, uma equipa. Não apoia um só ciclista e não vaia outros. Mas vamos por partes: quem é o adepto de ciclismo?
  É aquele senhor senior que em tempos também teve uma bicicleta de estrada e agora revê nos sonhos que os profissionais revelam ao mundo sonhando a realidade, é aquele pai que leva o filho a ver as bicicletas passar (a bicicleta que a seguir à bola ou equiparando à bola deve ser o objecto que mais encanta a pequenada desde tenra idade), é o homem de 40 ou 50 anos de idade que se lembra dos tempos em que via o seu avô participar na corrida da aldeia, que o levava pelos campos sentado no quadro da pasteleira, é a senhora senior que acompanha o marido, é a mãe que acompanha o filho, é a mulher que sempre gostou de bicicletas, são os grupos de jovens entusiastas pelo colorido, pelo desafio de também eles logo depois correrem entre si, são os putos atraidos pelo alarido, enfim, e por aí fora.
  São pacificos, são amistosos, são todos em harmonia partilhando as bermas das estradas, os sofás, as rádios.
  Todos apoiam todos os ciclistas que passam. Todos incentivam, gritam, oferecem bebidas, comida, quem sabe, tudo mais. Outros "apenas" aplaudem. Tudo numa comunhão.
  E esta comunhão acima de qualquer outro predicado é das coisas que mais me fascina no ciclismo.

  Mas aquilo que vi no Tour este ano deixou-me para lá de admirado, deixou-me abismado.
  O Froome vaiado. Vaiado vezes sem conta, dias seguidos, subidas intermináveis. Jogado de urina, cuspido, quase empurrado mas para fora da estrada, braços em manguitos, dedos feios esticados. Eu nem queria acreditar.
  E mais do que não acreditar, não conseguir perceber de onde veio tamanho ódio. É que veja-se nem se tratar de indiferença. Muito bem, poderia um ou outro fã mais acérrimo do(s) seu(s) predilecto(s), ficar indiferente e cruzar braços à passagem do Froome. Não! um auntentico descalabro de raiva  que se abateu sobre o pobre desgraçado. Porquê?
  Podem dizer alguns que tenham sido as noticias lançadas a publico de suspeitas de doping, de motores na bicicleta. Pode ser que toda a gente queria um enorme espectáculo apoteótico e o ciclista gorou-lhes as expectativas logo de cedo e não mais vacilou? Não faço ideia. Mas por este prisma o Contador seria odiado, o Armstrong vencendo o que venceu, seria assassinado, isto sem falar depois no escandalo, E depois analisados os numeros, diz quem o fez que nem sequer as pedaladas do homem da amarela foram mais fortes que as do, só por exemplo, Armstrong.
  E por falar em Armstrong, o que veio fazer ao Tour, desconhece-se. Se convidado como dizem, foi de muito mau gosto. Depois pior, ainda o foram entrevistar, e pior ainda o senhor ainda foi dar o seu bitaite sobre o tema doping. Isto é quase como dizer a um batoteiro das cartas que deixe de jogar mas pode ser ele a dar as cartas. Mas viram o publico correr na sua direcção, daquele que os enganou uma geração inteira? que no país França ganhou o evento, este mesmo, por 7 vezes, que atormentou, ameaçou, trespassou todos os que não estavam do seu lado ou a seu lado e que depois foi condenado e impugnado por tudo o que fez. Então este senhor aparece em pleno Tour e ninguem lhe estica um dedo que seja e o outro que ainda anda a pedalar, que nem acusado foi, apenas julgado suspeito saiba-se lá por que motivo for, é que é o odiado???

   É por demais evidente que o Mundo está a mudar. Muda para pior a cada dia. O Mundo é feito de pessoas e são as pessoas que fazem o Mundo, que estão a mudar cada dia para pior. Chegou ao ciclismo na sua pior vertente.

   O melhor que o Tour teve? foi o Froome ter ganho! e que essa gente ignorante se engasgue no seu próprio ódio, se retrate, agarre numa bicicleta e vá pedalar e que lhe faltem as forças, as mesmas que gastou a apupar quem se esforça, esforçou como os outros.
  Grande Froome, enorme!

Sem comentários:

Enviar um comentário