quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Finalmente as fotos das férias

Gerês,
de 17 a 20\08\2009

O periodo de férias dividiu-se essencialmente em 2 partes.
- a primeira ainda com direito a Btt, passado em terras do Gerês com o professor bully;
- a segunda no refúgio secreto sem que tenha existido qualquer tipo de actividade física (apenas uns toques na bola no areal da praia) porque afinal o corpo também precisa de descansar.

Sem grandes conversas deixo aqui um relato fotográfico mas só da primeira parte, a que contempla btt, afinal é disso que é feito este blog:

O local onde acentámos arraiais (Peneda-Gerês). Toda a envolvência era deliciosa: o sossego, a paisagem, o silêncio...


Bem perto estava a decorrer um incêndio e os meios aéreos sobrevoavam a zona incessantemente. O heli abastecia-se de água mesmo ali ao largo.

No dia seguinte ao da chegada, agarrámos nas bicicletas e fizemo-nos à estrada. Muita comida e bebida no Camelbak que a manhã ia ser longa e sofrida (mal sabiamos...)
Começámos por um trilho logo ali à mão e deixámo-nos ir. As imagens falam por si...

A água foi uma presença constante e sempre bem-vinda. Com temperaturas acima dos 30º foi a melhor maneira de resfrescar os ânimos.
.
Em Germil, depois de muito "subil" (subir) fizemo-nos ao almoço, mas sem sorte (ainda era cedo).

O calor aumentava com o avançar da hora e não parávamos de subir. Em cada nascente, um banho!

p.s. nunca mais esquecer de levar o protector solar especialmente se fôr para pedalar em tronco nú.


A primeira vez que olhámos para trás.



Um par de Garranos a pastar virados um para cada lado. Desta forma utilizavam as caudas para afastar as moscas um do outro.



Perto das 14 h a fome apertou e parámos junto a uma casa abrigo para comer (abrigo para quem? estava fechada e bem fechada e se estivesse aberta estaria vandalizada certamente)
.
Chegámos ao topo (mais coisa menos coisa). Foram 20 km sempre, mas sempre a subir (800 m aproximadamente) e só aqui é que me apercebi que estava a ficar todo roto (as barras, geis e bebidas energéticas ficaram em casa a fazer o quê???). Viemos da direita e seguimos para a esquerda.

Meio perdidos, pedimos umas indicações a um observador de pássaros e acabámos aqui nesta capela cujo nome não sei (deve ter havido festa rija recentemente porque a javardeira era enorme: restos de comida e lixo por todo o lado num local tão bonito demonstram bem a falta de civismo habitual).
.
Depois foi iniciar o caminho de regresso. Meio perdidos, atravessámos alguns povoados e terreolas e não foi fácil encontrar viva alma para nos orientar. Lá alguém nos disse que deveriamos descer até à estrada que vai para Ponte da Barca. Descer soou muito bem.
.
Mais meia-dúzia de km e chegámos ao ponto de partida. E mais um merecido mergulho para relaxar porque as forças já se tinham ido à muito graças a tanta subida e a um calor abrasador.
As montadas ficaram na margem.
.
No final do dia, um bom jantar "avinhado" a tinto. Antes da deita ainda houve um café e esta imagem como recompensa (desculpa rui mas eu tirei esta foto primeiro!)
.
continua.....

Sem comentários:

Enviar um comentário