sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Última hora.

A esta hora já não deve ser novidade para ninguém o recente escândalo divulgado pela UCI no que respeita ao doping na Volta a Portugal.
Este ano a nódoa cai em terra lusa, num corredor luso (e mais dois), numa equipa lusa, exactamente no mesmo ano em que o Tour parece "limpo" (conforme referi em post anterior). Mais grave ainda quando o luso que acusou positivo dá pelo nome de Nuno Ribeiro e foi nada mais nada menos que o vencedor da competição portuguesa (pela segunda vez).

Ora posto isto, pergunto-me:
- E ainda há quem se admire? Não é já por demais óbvio que os ciclistas andam todos dopados e que todos tentam ao máximo não exceder os niveis máximos permitidos bem como disfarçar de todas as maneiras e feitios as ilegalidades dopantes que cometem?
Pois é!
O truque está portanto na arte e engenho de bem esconder ou disfarçar tal facto.
No entanto, sempre que mais um atleta cai na armadilha faz-se um alarido como se fosse a primeira vez e como se ninguém soubesse que o doping existe.

Bem sei que nos dá um sentimento de revolta dentro das entranhas (eu que até fiz um post a felicitar o vencedor), mas se reflectirmos no que referi, esse sentimento passa depressa.
Assim, é tão batoteiro o que é apanhado como o que não é. Nenhum tirou proveito em relação ao outro pelo que o vencedor de uma qualquer prova mantém todo o mérito.
Contudo, ao acusar positivo num controlo anti-doping (num nítido golpe de azar) é-lhe retirado o título e atribuido ao ciclista classificado imediatamente a seguir (que também se dopa mas que teve a sorte de não ir ao "copo" ou à "seringa" em determinado momento, ou que teve a arte e engenho de disfarçar melhor as substâncias dopantes).
Estamos então a fazer o quê? Estamos a premiar outro batoteiro mas mais sortudo e manhoso do que o que foi desqualificado!

Querem saber a minha opinião? o doping deveria ser permitido sem qualquer limite ou limitação. Tudo seria permitido em benefício do objectivo, sem olhar a meios para atingir os fins.
E quando os atletas começassem a cair para o lado, mortos matados, poderiam começar a pôr a mão na consciência e limitarem-se ao "sports natura" por verdadeiros atletas "sports natura"!

Eu continuarei a vêr ciclismo sem remorsos porque estou consciente que são todos batoteiros!
Deixemos de ser otários.

Sem comentários:

Enviar um comentário